Páginas

quinta-feira, 5 de março de 2009

Turma: Educação infantil

Objetivo geral:
· Levar o aluno a perceber que tudo que imaginamos, pensamos, falamos e pode ser escrito.

1- Linguagem oral e escrita

Conteúdos:
· Nome próprio
· Nomeação de objetos e pessoas
· Expressão literária
· Articulação correta das palavras
· Compreender e seguir ordens simples
· Manuseio de material impressos
· As vogais e consoantes.
· Interpretação de historinhas de contos clássicos
· Contato com (adivinhações, contos e piadas, etc.)


Objetivos:
Após as atividades realizadas o aluno será capaz de:
Conhecer o seu nome
Familiarizar-se com a escrita
Criar situações que levam a espontaneidade na comunicação
Ouvir e compreender histórias
Conhecer diferentes tipos de textinhos de adivinhações, contos, e piadas.



Metodologia:
Utilizar crachá, alfabeto móvel.
Manuseio e leitura visual de livros e revistas
Estimular a oralidade através de roda de conversa, ouvir e contar musicas repetir palavras do cotidiano.
Roda de historia com historias curtas e com ilustrações.










Matemática:

Objetivo geral:
Proporcionar o desenvolvimento do raciocínio e permitir a criança descobrir e elaborar hipóteses.

conteúdos
Os numerais (0 a 10)
Noções de figuras geométricas (circulo quadrado, retângulo e triangulo).
Noções de tamanho (grande, pequeno, maior, menor).
Noções de quantidades (muito, pouco, mais, menos, cheio, vazio).
Noções de altura (curto comprido).
Noções de comprimento (grosso fino).
Noções de largura (largo estreito).
Noções de peso (leve pesado).
Noções de temperatura (quente frio).
Orientação temporal


Objetivos:
Após as atividades realizadas o aluno será capaz de:
Desenvolver noções de percepção e dedução de quantidades, tamanho, altura, comprimento, espessura, largura, peso e temperatura.
Manipular objetos e brinquedos de acordo com suas características.
Ordenar e classificar brinquedos, objetos e figuras.
Estabelecer relações entre noção matemáticas e o cotidiano do aluno.


Metodologia:
Observar e explorar objetos, contando e classificando de acordo com suas características.
Pintura, recorte e colagem de figuras relacionadas à quantidade.
Jogo, figuras geométricas, quebra-cabeça e jogo da memória relacionado a cada tema.
Utilizar materiais concretos para compreensão da relação numero-quantidade
Utilizar situações cotidianas para explorar e oferecer oportunidades de desenvolver a matemática através de brincadeiras musicas e visualizações do calendário.
Experimentar objetos que caibam em seu corpo (roupas, sapatos e adereços) para identificação do grande, pequeno, pesado, grosso, fino.
Observar o sol ou a chuva diariamente e explorar através da roda de conversa e musicas.














3-Natureza e sociedade


Objetivo geral:
Proporcionar condições adequadas para promover o bem estar da criança, seu desenvolvimento físico, emocional e intelectual, moral e social, a ampliação de suas experiências e estimular o interesse da criança pelo processo de conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade.

Conteúdos:
Socialização e interação
Hábitos de higiene corporal, pessoal e ambiental.
Hábitos de boas maneiras
Hábitos de alimentação
Hábitos de vestiário
Atitudes de identificação de si mesmo e do outro
Atitudes de liberdade e responsabilidade
Órgãos dos sentidos
A família
A casa
As estações do ano
Os alimentos
Os animais
Meios de transportes
Ensino religioso.
Datas comemorativas.


Objetivos:
Após as atividades realizadas o aluno será capaz de:
Criar vínculos com o ambiente escolar e familiar, se interagindo a ele, aceitando as regras importantes em relação à rotina.
Valorizar atitudes relacionadas ao bem estar individual e coletivo.
Vivenciar contrastes gustativos, táteis, olfativos, visuais e auditivos, manipulando objetos do cotidiano e visando a integração com os mesmos.
Explorar o ambiente em que vive.
Desenvolver valores morais e éticos.
Conhecer as datas comemorativas e sua importância.

Metodologia:
Proporcionar aos alunos oportunidades para a socialização e interação com o meio natural e social em que vivem através de brincadeiras, jogos e musicas.
Contato com diversos materiais concretos.
Execução de hábitos de higiene
Confecção de livros ilustrativos.
Trabalhar valores na sala de religião através de contos, oralidade, musica e brincadeiras.
Confecção de cartazes ilustrativos.
Confecção de mural, painel ilustrativo ou cartazes relacionados às datas comemorativas.



4-Coordenação motora fina e psicomotora:

Objetivo geral:
· Desenvolver habilidades e destreza no seu desenvolvimento.

Conteúdos:
· Esquema corporal
· Andar, deslizar e pular.
· Pular, correr e chutar.
· Equilibrar-se.
· Marchar.
· Subir, descer e soltar.
· Rolar
· Percepção das sensações, limites, e reconhecimento do próprio corpo.
· Ritmos.
· Interpretação de musicas diversas.
· Jogos e brincadeiras que envolvam a dança.
· Movimentos gestuais e rítmicos.
· Desenho.
· Pintura.
· Recortes/ rasgar com as mãos
· Colagem.
· Modelagem.
· Teatros com fantoches.
.

:

Objetivos:
Após as atividades realizadas o aluno será capaz de:
· Conhecer as partes do corpo.
· Ampliar possibilidades expressivas do corpo em relação à força, velocidade, resistência, flexibilidade.
· Aperfeiçoar as habilidades motoras.
· Realizar movimentos corporais nos padrões corretos do tronco.
· Explorar e identificar elementos da musica.
· Ouvir e perceber diferentes sons.
· Cantar e acompanhar canções através da dança e gestos.
· Produzir trabalho artístico.
· Organizar e cuidar dos materiais utilizados.
· Ouvir e compreender histórias.



Metodologia:
Observar sua imagem no espelho.
Utilizar movimento de preensão, encaixe, lançamento, manuseio de diferentes materiais e objetos.
Familiarizar-se com movimentos e ritmo através de cantigas de rodas, brincadeiras, música cantada executando os gestos.
Trabalhar exercícios que desenvolvam a coordenação motora fina e ampla.
: Explorar e identificar elementos da música.
Ouvir e perceber diferentes sons.
Cantar e acompanhar canções através da dança e gestos.
Atividades de manusear revistas, massa de modelar, tintas, giz, de cera, lápis de cor.
Desenhos livres e divertidos.





Avaliação:

· A avaliação dos conteúdos será dada de forma continua através da observação e interação em suas atitudes, comportamentos, relacionamentos com o outro e em grupo, a todo o momento, podendo o professor intervir sempre que necessário visando à formação do aluno.









Nenhum comentário:

Postar um comentário