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quinta-feira, 5 de março de 2009

alguns modelinhos de planejamento anual

Estimulação essencial 0 a 03 anos

Competências

Aos poucos o bebê adquire competência dos limites de seu próprio corpo bem como as conseqüências de seus movimentos. Essas conquistas podem ser explicadas pelo encaminhamento em que fica quando descobre que pode comandar os movimentos de sua mão, ou pela surpresa com que reage quando morde o próprio braço e sente dor. A exploração de seu corpo e movimentos assim como o contato com o corpo do outro, são fundamentais para um primeiro nível de diferenciação do eu.
É por meio dos primeiros cuidados que a criança percebe seu próprio corpo, organiza suas emoções e amplia seus conhecimentos sobre o mundo.
As crianças vão gradualmente, percebendo-se aos outros como diferentes, permitindo que possam acionar seus próprios recursos, o que apresenta uma condição essencial para o desenvolvimento da autonomia.
Quando o grupo aceita em sua diferença esta aceitando também em sua semelhança, pois embora com recursos diferenciados, possui como qualquer crença, competências próprias para interagir com o meio. Experimentar e utilizar o que dispõem para a satisfação das suas necessidades, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados, e agindo com progressiva autonomia.
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo progressivamente seus limites, sua unidade e as sensações que ele produz.
Interessar-se progressivamente pelo cuidado com o próprio corpo, executando ações simples relacionadas à saúde e higiene.
Brincar; relacionar-se progressivamente com mais crianças, com seus professores e com os demais profissionais da instituição, demonstrando suas necessidades e interesses.

Planejamento anual
Ária sensório perceptiva
Conteúdos:
Visão
Audição
Tato
Olfato
Esquema corporal
Percepção espacial

Objetivos:
Promover o desenvolvimento da percepção visual, fazendo com que a visão seja instrumento de enriquecimento de experiência sensoriais em todos os campos.
Favorecer o desenvolvimento da identificação, localização, discriminação e seleção de sons necessários para a compreensão do ambiente em que se desenvolve.
Proporcionar oportunidades que enriquecem as sensações da criança em termos de calor de: calor, frio, dor, consistência, textura, espessura etc.
Favorecer o Maximo o desenvolvimento de suas faculdades gustativos e olfativos como o meio, conhecimento e relação ambiente.
Habilitar a criança na aquisição de posturas adequadas a disposição e movimento, desenvolvimento o equilíbrio, a locomoção, alem da concepção integral da imagem corporal.
Favorecer os meios que auxiliam a adaptação e socialização no ambiente em que a criança se desenvolve favorecendo a integração em seu meio social.

Metodologia:
Em suspiro estimular a fixação do olhar no rosto humano, usando voz suave e mímica;
Estimular a fixação do olhar em diversos sentidos;
Ativar brinquedos sonoros dentro de seu campo visual e fora de seu campo visual. (livrinhos estampados, animais de pelúcia, espelhos, esponjas ásperas, e macias);
Massagear o corpo do bebe com varias texturas e temperaturas diferentes (liso áspero, espeta, acaricia macio, duro, quente, frio, etc.). (para aceitação do contato e desenvolver o tato);
Estimular sabores diferentes e consistências de alimentos para desenvolver o paladar e aceitação de vários alimentos;
Usar estímulos olfativos diversos, como perfumes, frutas, alimentos, desinfetantes, álcool, usando sempre termo bom ruim;
Estimular rolar, arrastar, engatinhar, permitindo a exploração do meio ambiente colocando brinquedos da preferência da criança;
Desenvolver atividades com brinquedos pequenos de fácil preensão, argolas, caixas de diferentes tamanhos, cubos para empilhar, bastão com argolas, pinos para encaixe, tabuleiro, carrinho para puxar com barbantes, caixas com objetos semelhantes, etc.;
Vivenciar utensílios de casa, tais como: panelinhas, colheres, xícaras, roupinha de boneca, cartela com zíper, botões, colchonetes, fivelas;
Modificar as posições da criança quando sentadas ou deitadas: observar os bebês para descobrir em que posição fica mais ou menos confortável;
Tocar acalantar, e massagear os bebês para que ele possa perceber a parte do corpo que não alcança sozinho.

Ária da comunicação

Conteúdos:
Linguagem;
Movimentos orofaciais e fortalecimento dos músculos buço-lingua;
Ordens simples;
Nomenclatura dos objetos;
Esquema corporal;
Ambiente escolar (adaptação).

Objetivos:
Emitir sons culturais;
Proporcionar momentos de relacionamentos;
Atender pelo seu nome;
Prazer em emitir sons diversos e familiares;
Entender significado de ‘“não, dá para mim, quer”;
Estimular movimentos de língua, lábios;
Aços simples acompanhadas de palavras;
Associar objeto com o nome;
Identificar de si mesmo.

Metodologia:
Falar suavemente com a criança, com tom de voz agradável, aproximando-se dela. Acariciá-la, pega-la, no colo, beijá-la mantendo contato com o corpo, olho no olho. Falar muito, sempre observando a reação da criança, emitir sons, renitindo sons emitidos pela criança;
Oferecer brinquedos estimulantes para favorecer a vocalização;
Aproveitar horas do banho, de alimentação, de brincar, manter sempre expressão de alegria facial, de agrado, interagindo com ele, fortalecendo a sensação de amor e segurança;
Chamá-la pelo seu nome;
Estimular a emitir sons familiares, usando sempre gestos acompanhado de palavras, estimular o “vem, estender o braço”;
Usar sons de voz seguro quando disser não a criança;
Pedir um brinquedo, estendendo a mão e pedir “dá pra mim”, estimulando entender a mão e emitir “dá” quando deseja um objeto;
Pedir objetos de uso diário da criança, refletindo no espelho, dizendo o nome da mesma, segurar a mão e nomear e mostrar as outras partes do corpo;
Livros de historia, fantoches, bonecas e bichinhos de diferentes tamanhos, quebra cabeça simples, boneco articulado, etc.



Área motora

Conteúdos:
Evolução motora ampla: favorece a criança no desenvolvimento motor e3 bom equilíbrio do corpo;
Evolução motora fina: favorece a criança na coordenação viso-motora;
Conhecer as mãos, pegar objetos, amassar e rasgar papel, rabiscar, pintar, etc.
Objetivos:
Apresentar movimentos não dirigidos de todas as partes do corpo;
Descobrir as mãos;
Desenvolver o equilíbrio da criança;
Fixação ocultar (0 a 02 meses);
Sentar com apoio;
Arrastar e engatilhar;
Erguer-se com apoio nos moveis;
Usar movimentos de pinça;
Folhear livros e revistas;
Desenvolver músculos nas extremidades;
Distribuir o peso do corpo nos pés;
Desenvolver habilidades para a marcha;
Rolar sobre si mesmo (04 a 06 meses);

Metodologia:
Mover a cabeça, mãos e pés, estender e fechar as involuntariamente;
Balançar as mãos do bebê em sua linha de visão;
Bater palmas segurando as mãos do bebê na sua linha de visão;
Segurar as mãos do bebê dando apoio na cabeça, traciona-la para sentar;
Voltar à posição deitada mantendo apoio a cabeça;
Colocá-la sentada com apoio no triangulo, sofá ou cadeiras como:bebê conforto;
Passá-lo de deitado para sentado, dando apoio nas mãos e mantendo as pernas esticadas. A criança arrastar-se, dando um ligeiro apoio nos membros inferiores;
Estimular a erguer com apoio de moveis, a observar gravuras e relacionar o seu uso, imitir gestos, subir e descer escadas engatinhando;
Rolar, engatinhar, andar, etc.;
Estimular com apoio a criança, fazer movimentos de marcha, caminhar com ela respeitando os passos dela;


Área cognitiva


Conteúdos:
Produção de sons;
Emissão de gestos;
Nomeação de objetos e pessoas;
Atenção à história;
Apontar para figuras e objetos;
Sons onomatofericos;
Interesse, gestos e preferências pessoais.


Objetivos:
Fixação ocular;
Explorar objetos;
Encontrar objetos parcialmente escondidos;
Reagir a estímulos interessantes;
Desenvolver a intencionalidade golpeando objetos;
Descobrir novas maneiras de atingir os fins desejados;
Imitar ações e objetos;
Resolver pequenos problemas;

Metodologia:
Fazer com que a criança troque de olhar com dois objetos;
Procurar fonte sonora com os olhos;
Persecução visual de um objeto até seu ponto de desaparecimento;
Estimular a buscar e descobrir a fonte sonora com os olhos mudando sempre a posição da criança no espaço. (sentada, deitada em decúbito ventral);
Estimular a segurar objetos de fácil manuseio, de vários tamanhos e texturas, levá-los á boca varias vezes, explorando livremente;
Deixar objetos de interesse de a criança cair fora do seu alcance, observando o brinquedo;
Fazer desaparecer e aparecer brinquedos do interesse da criança, cobrindo-o com um pano, deixando aparecer um pedaço do mesmo, depois cobrir totalmente, verbalizando: “sumiu”, “achou”;
Estimular a retirar o pano do rosto;
Brincadeiras suaves com a criança, aproximação rosto X rosto, nariz X nariz, beijos na barriga, balançar;
Dar dois objetos iguais nas mãos, estimular a bater um no outro, bater contra a superfície, sacudir com intenção e observar o efeito do som;
Estimular a criança a buscar objetos longe de seu alcance usando a locomoção;
Realizar movimentos com bater palmas, jogar beijos, dar tchau, abrir e fechar os olhos, etc.

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