Planejamento anual
Alfabetização:
Português:
Conteúdos:
Linguagem oral e socialização
Leitura incidental (método touch, rótulos).
Leitura convencional
Apresentação do alfabeto (maiúsculo e minúsculo)
Introdução da letra cursiva.
Composição da escrita (vogais encontros consonantais, dígrafos e palavras).
Hipótese de escrita incidental
Interpretação de frases e textos
Interpretação de texto através da seqüência lógica do pensamento, dramatizações, situações problemas, recurso áudio visual (temas universais).
Pontuação (paragrafação/ ponto final/ interrogação/ exclamação e dois pontos)
Acentuação
Singular e plural
Gêneros: masculino e feminino
Livro didático
Adjetivo: (qualidade ao substantivo)
Estimulação (tátil visual e auditiva)
Coordenação motora ampla e fina
Ampliação da coordenação óculo manual e motora fina
Ampliação do vocabulário
Contato com a trava língua adivinhações cantos e mitos piadas etc.
Objetivos:
O aluno será capaz de:
· Desenvolver a comunicação diálogo e a socialização
· Identificar letras, reconhecer marcas e tentativas de leituras.
· Conhecer as letras cursivas.
· Reconhecer as letras do alfabeto maiúsculo e minúsculo
· Desenvolver a leitura e a escrita de palavras frases e textos
· Interpretar textos e historias
· Reconhecer pontuações e identificar tipos de sons que os acentos proporcionam
· Identificar singular, plural, gêneros e adjetivos.
· Estimular a coordenação fina e oculomanual.
· Utilizar o livro didático.
Metodologia:
Apresentar atividades que provocam diálogo e a comunicação
Apresentando rótulos de marcas conhecidas para incentivar a leitura.
Através de escrita utilizar as letras cursivas.
Apresentação de palavras, frases com letra maiúscula e minúscula.
Atividades que envolvam encontros vocálicos silabas auto-ditado e ditado e textos diversos musicas, poesias, trava-lingua, peadas etc.
Contação de historias recursos áudio visuais e interpretações
Através de frases
Apresentar os sons diferentes que as vogais podem ter (ã, à, ê, é, ão etc.) e através de frases e textos fazer a pontuação necessário.
Com figuras estimular masculino e feminino, singular e plural, e adjetivos.
Cubrir traços e seguir retas, colagem, lápis, pincel etc.
Matemática:
Conteúdos:
· Noção de quantidade, tamanho, posição, distancia, retas, tempo (calendário), formas e espessuras.
· Seqüências de números naturais (até 100), e ordinais.
· Conjuntos, seriação e correspondência.
· Contagem numérica.
· Exploração da idéia de juntar, subtrair e multiplicar pelos símbolos (+ - x).
· Medidas
· Leitura e escrita de números.
· Meia dúzia e dúzia.
· Uso do relógio.
· Unidade, dezena, centena e centena.
· Medidas de valor (sistema monetário).
· Agrupamentos.
· Comprimento massa e capacidade.
· Números (pares e impares)
· Figuras geométricas.
· Sucessor e antecessor
· Números crescentes e decrescentes.
· Resolução problema.
· Cor primaria e secundaria
· Introdução da tabuada.
· Operações (adição, subtração e multiplicação).
Objetivos:
O aluno será capaz de:
· Dominar alguns conceitos matemáticos.
· Reconhecer as diferenças e semelhanças de determinados elementos.
· Adicionar, subtrair e multiplicar.
· Construir o significado do numero natural.
· Relacionar contagem dos elementos de um conjunto e representá-los.
· Comparar e identificar quantidade, tamanho, formas, cores e seqüência.
· Reconhecer a estrutura do sistema de numeração decimal.
· Construir o significado de números pares e impares.
· Aprender as horas.
· Identificar unidade dezena e centena e milhar.
· Escrever os números em ordem crescente e decrescente.
· Identificar o numero antecessor e sucessor.
· Compor e decompor números de zero a mil.
· Desenvolver o calculo mental.
· Construir os fatos fundamentais da adição, multiplicação e subtração.
Metodologia:
Aplicar as atividades explicando-as e auxiliando o aluno em suas dificuldades.
Utilização de objetos coloridos, lápis de cor, tintas, alem e representações para cores.
Atividades através dos jogos e brincadeiras (bloco lógico e jogos pedagógicos).
Utilização do material dourado, tampinhas e palitos para acrescentar.
Relacionar números com a escrita e com objetos.
Leitura e escrita para atividades matemáticas. Desenhos de objetos e números que comparam pares e impares.
Situações problemas envolvendo unidade, dezena, centena e milhar e dúzia utilizando material dourado.
Jogos com regras, atividades de decompor e compor situações problemas que envolvam a idéia de tirar e colocar alem de multiplicar.
Atividades que explicitem a correspondência, seriação, conjuntos, tamanhos, formas, retas, espessuras, etc. tendo sempre exemplos.
Apresentar representações de dinheiro e trabalhar atividades que envolvam o valor monetário.
Contato com o calendário diariamente, questionando dia , semana, mês e ano, etc.
Ciências naturais e os temas transversais (natureza e sociedade, meio ambiente, saúde, ética e cidadania).
Conteúdos:
· Os seres vivos e os deferentes tipos de seres
· Corpo humano: movimento do corpo humano.
· Os animais, domésticos e selvagens, vertebrados e invertebrados.
· Órgãos dos sentidos e suas e suas utilidades
· Higiene e saúde atividades da vida diária (A.V. D).
· Meio ambiente
· Horta e plantas.
Objetivos:
O aluno sara capaz de:
· Identificar o que são seres vivos dos não vivos
· Reconhecer as partes do corpo e seus movimentos.
· Conhecer os animais e suas varias espécies e o habitat dos animais qual pertence (vertebrados invertebrados domésticos selvagens).
· Conhecer seus órgãos do sentido e suas utilidades.
· Desenvolver sensos de responsabilidade para sua higiene e saúde.
· Estabelecer relações e observar, registrar e comunicar algumas semelhanças e diferenças entre diversos ambientes, identificando a presença comum da água, seres vivos, ar, luz, calor, solo e características especificas dos ambientes diferentes.
· Cultivar as plantar, legumes, verduras e ervas medicinais.
Metodologias:
Conversação observação atividades relacionadas ao corpo humano explorando suas partes e movimentos.
Trabalhar a saúde através de filmes, cartazes, revistas e jornais. Trabalhar a higiene diariamente.
Com aula expositiva trabalhar os cincos sentidos e suas funções.
Apresentar textos e figuras e gravuras questionando sobre os seres vivos e suas características e habitat.
Cuidar da horta da escola, fazer plantios de alimentes para o bem de sua saúde.
Preparar adequadamente a terra, os canteiros; proporcionar experiências que demonstrem através da observação as necessidades da planta (a água, a luz, o calor, o ar, e fertilizantes).
Fazer a semeadura e o plantio de legumes, verduras.
Fazer as covas, espalhar sementes e plantar muda.
Efetuar e regar em quantidades adequadas para cada espécie de canteiros e indicar a finalidade de aguar as plantas.
Geografia
Conteúdos;
· moradia
· Bairro, cidade, município, capitais, estado e pais.
· Comunidade rural e urbana.
· Meio de transporte.
· Meio de comunicação.
· Cuidados no transito.
· O clima, (estação do ano).
· O homem modifica o meio em que vive.
· O planeta terra e o sistema solar.
Objetivos:
O aluno sara capaz de:
Conhecer a organização do espaço: escola, sala de aula, casa e as diferentes comunidades.
· Identificar cidade, município, estado, capital e o país.
· Identificar diferentes tipos de meio de transporte
· Identificar tipos de comunicação e suas utilidades.
· Reconhecer a importância dos sinais de transito e as formas respeitalos.
· Compreender as estações do ano e o clima.
· Reconhecer os agentes físicos que modificam o meio em que se vive.
· Obter noções como e o planeta e seu sistema solar.
Metodologia:
Atividades que envolvam pesquisa, textos, questionamentos, leituras, escrita confecção de cartazes, dinâmicas, aula expositiva, vídeos, ilustrações de paisagens modificadas, construção de maquetes.
Historia:
Conteúdos:
· Eu e o outro.
· Quem sou, quem somos.
· A escola
· A família
· Datas comemorativas.
· O trabalho no campo e na cidade.
· Tempo e espaço. (manha, noite, tarde etc.).
Objetivos:
O aluno será capaz de:
· Reconhecer como individuo social e o mundo em que o rodeai.
· Desenvolver o exercício de cidadania.
· Identificar diferentes tipos de profissões e sua importância.
· Compreender a importância e os fatos das datas comemorativas.
· Obter noções de tempo e espaço.
Metodologia:
Atividades através de textos, figuras ilustrativas, recortes, colagens, desenhos, leitura, escrita, dialogo, confecção de cartazes, apresentações e recursos áudio visuais.
Oficina de artesanato.
Objetivo:
· Oportunizar, através de trabalhos artísticos, o desenvolvimento da criatividade do aluno.
Metodologia:
· Pinturas em M.D. F
· Os alunos fazem pinturas com tinta branca, em seguida lixar as peças de M.D.F.
· Trabalhos de recortes com papel descoloridos.
· Com revistas caras os alunos fazem o trabalho de descolorir as folhas, em seguida recorta e cola nos latões.
Religião:
Conteúdo:
· Historias bíblicas
· Agradecimentos diários.
· Leituras de historias com moral
· Conceitos e valores de amizade, amor, respeito, paz, solidariedade, companheirismo etc.
· Preconceitos
· Sentimentos
· Palavras mágicas: com licença, por favor.
Objetivos:
O aluno sara capaz de:
· Compreender o moral da historia e obter como lição para a vida.
· Promover valores e respeito importantes para a vida e a relação com as pessoas.
· Respeitar a si e ao próximo.
· Respeitar deus como divindade e seus diferentes nomes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário