Páginas

quinta-feira, 5 de março de 2009


CONTEÚDOS PARA ALFABETIZAÇÃO:
LINGUA PORTUGUESA
Conteúdos:
· Socialização
· Linguagem Oral
· Leitura e Escrita
· Ilustração Livre e Direcionada
· Nome Próprio
· Alfabeto
· Apresentação das formas das letras
· Apresentação de Gêneros Textuais
· Ortografia (dígrafo, encontros vocálicos, encontros consonantais)
· Formação de Palavras (frase/texto)
· Produção e Interpretação de texto
· Pontuação
· Gramática (apresentação dos gêneros: masculino/feminino, plural, singular).
· Psicomotricidade


OBJETIVOS GERAIS

· Dominar a comunicação, a representação (oral/escrita/grafia/gestual)
· Possibilitar as execuções simples e complexas que envolvam aspectos de motricidade, movimentos simples e amplos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O aluno deverá ser capaz de:

· Socializar-se no ambiente escolar
· Expressar-se oralmente, reproduzir e dramatizar estórias, narrar fatos da sua vida e participar de diálogos.
· Compreender a função da escrita
· Treinar o traçado das letras
· Traçar linhas, desenhos, tracejados e pontilhados.
· Reconhecer seu nome identificando em diversas situações
· Conhecer o alfabeto e o seu grafismo nas formas maiúscula e minúscula
· Reconhecer e identificar os diversos gêneros textuais
· Desenvolver conhecimentos acerca dos dígrafos, encontros consonantais, encontros vocálicos e pontuação.
· Sistematizar a grafia das palavras
· Compreender o texto e dramatizar situações
· Compreender os gêneros ortográficos
· Executar tarefas que envolvam o desenvolvimento corporal

METODOLOGIA

· Conversa informal e dirigida
· Leitura e escrita de palavras, frases e textos.
· Elaboração de desenhos livres e direcionados
· Utilização de alfabeto móvel para formação de palavras
· Atividades relacionadas ao alfabeto
· Apresentar aos alunos os diversos tipos de textos (gibis, bula de remédio, receitas, revistas, jornais e livros)
· Proporcionar atividades que envolvam os dígrafos, encontros vocálicos e encontros consonantais.
· Montagem de fichas de leituras
· Demonstrar ao aluno que todos os textos precisam de pontuação
· Trabalhar atividades manuais para exercitar a coordenação motora ampla e fina
· Reconhecer através de objetos variados e pessoas os gêneros masculino/feminino e singular/plural

MATEMÁTICA
Conteúdos:
· Leitura e escrita dos números
· Relação de quantidade
· Sucessor e antecessor
· Introdução do sistema decimal
· Jogos pedagógicos
· Medidas de tempo (orientação temporal: ontem, hoje, amanhã); (orientação de tempo: hora, meia hora, relógio digital e analógico)
· Medidas de massa (quilo, meio quilo)
· Medidas de comprimento (metro, meio metro)
· Medidas de capacidade (litro, meio litro)
· Conjuntos
· Cores
· Números pares/ímpares
· Dúzia/meia dúzia
· Geometria (nomenclatura e classificação)
· Operações (adição/subtração/multiplicação/divisão)
· Sistema monetário

OBJETIVOS GERAIS

· Levar o aluno a desenvolver o pensamento lógico, e a capacidade de resolver problemas de ordem prática.
· Abstrair conceitos matemáticos básicos para resolução de problemas concretos de vida diária

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O aluno deverá ser capaz de:
· Reconhecer, nomear e escrever algarismos.
· Estabelecer relações entre quantidades
· Identificar e nomear números antecessores e sucessores
· Conceituar e compreender o sistema decimal
· Estimular o raciocínio lógico
· Compreender as medidas de tempo relacionadas ao ontem/hoje/amanhã
· Comparar e classificar objetos de acordo com o peso, tamanho e a capacidade.
· Identificar e nomear elementos dentro dos conjuntos
· Estabelecer relações quanto à cor e formas do objeto
· Identificar números pares e ímpares
· Traduzir o vocabulário dúzia/meia dúzia relacionados aos elementos
· Efetuar operações matemáticas
· Compreender a importância do sistema monetário e sua utilização

METODOLOGIA

· Exercícios de treino dos algarismos
· Utilizar blocos, objetos, rótulos e embalagens para realização de quantidade, peso, tamanho, capacidade, cor e forma.
· Escrever e identificar o antecessor e sucessor (explicar a relação vizinha)
· Através de palitos e material dourado o aluno deverá agrupar para formação de dezena
· Montar um relógio e mostrar como funciona, os diferentes tipos e ensinar a ver a hora/meia hora
· Montagem de conjuntos utilizando materiais concretos
· Explorar atividades na formação de par e ímpar
· Relacionar conjuntos com seis e doze elementos
· Resolução de operações básicas utilizando material concreto
· Montar mercearia com alunos e concretizar o uso do dinheiro

CIÊNCIAS

· Partes do corpo
· Órgãos do sentido
· Higiene mental, física e social.
· Água
· Ar
· Seres vivos
· Animais
· Vegetais (ciclo/partes)
· Atividades da vida diária (A.V.D)

OBJETIVO GERAL

· Desenvolver noções do mundo em que vivemos

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O aluno deverá ser capaz de:
· Denominar as partes do corpo e os órgãos do sentido e suas funções
· Obter compreensão a respeito da saúde mental, física e social
· Identificar e nomear os estados físicos da água
· Reconhecer os seres vivos e o meio que eles vivem
· Identificar as características e habitat dos animais e sua importância para o homem
· Ordenar os alimentos e seus valores nutricionais
· Realizar a higiene bucal e corporal sem auxílio

METODOLOGIA

· Localização das partes do corpo
· Montagem do esquema corporal
· Atividades de nomeação dos órgãos do sentido
· Quebra-cabeça das partes do corpo
· Atividades de recorte e escrita sobre os três tipos de higiene (mental, física e social)
· Atividades para identificar a água em diferentes estados (gasoso, líquido, vapor e sólido), com demonstração.
· Explicar aos alunos e fazer com que percebam que os seres vivos e as plantas necessitam de ar para viver (inspirar, expirar, respirar)
· Observação dos seres vivos que nos cercam, identificando os seres sem vida e diferenciando-os
· Atividades para diferenciar características, habitat, meios que se locomovem, alimentos ( animais dos alunos)
· Visita a horta da escola para observação do ciclo de vida de uma planta e suas partes
· Orientação diária a respeito dos hábitos de higiene corporal e bucal; durante a alimentação como utilizar os talheres, mastigação , postura e respeito no refeitório.

GEOGRAFIA
Conteúdos:
· Moradia
· A rua
· O bairro
· A cidade
· O clima (estações do ano)
· Zona rural/Zona urbana
· A escola

OBJETIVO GERAL

· Identificar os aspectos geográficos em que está inserido

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O aluno deverá ser capaz de:

· Perceber semelhanças e diferenças dos diversos tipos de moradias
· Identificar a rua, o bairro, a cidade e sua localização geográfica
· Distinguir as estações do ano e reconhecer suas características
· Identificar zona rural e zona urbana
· Reconhecer o espaço escolar em que está inserido e os profissionais que nele atuam

METODOLOGIA

· Observação dos diversos tipos de moradias existentes, de que material são feitas, quem constrói, qual a moradia mais durável. Utilizar a oralidade e recortes
· Atividade de leitura, escrita e desenho da rua , bairro e cidade, descrevendo características e localidade ( o professor deverá explicar o porquê de ter nome e número a rua, o bairro e a cidade)
· Através de livros e da oralidade demonstrar as estações do ano e a relação com o ano de doze meses (4 estações com 4 meses cada)
· Atividades de recorte e colagem: confeccionar cartaz da zona rural e zona urbana do nosso município
· Trabalhar a escola fazendo entrevistas com os profissionais envolvidos no ambiente escolar

HISTÓRIA
Conteúdos;
· Identidade do aluno
· Família
· O trabalho (profissões)
· Linha do tempo (ciclo da vida)
· Meios de comunicação
· Meios de transporte / trânsito
· Direitos e deveres
· Datas comemorativas
· Ensino religioso (valor moral)

OBJETIVO GERAL

· Reconhecer e respeitar, se identificando como parte do meio ambiente e desenvolver a independência como ser pessoal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O aluno deverá ser capaz de:

· Compreender o ciclo da vida, sua identidade pessoal e familiar.
· Diferenciar profissões e estabelecer relações entre os profissionais
· Reconhecer os meios de transporte e de comunicação e suas utilidades
· Obter compreensão acerca dos direitos e deveres do cidadão
· Identificar e compreender as datas comemorativas
· Buscar conceitos corretos a respeito de valores morais

METODOLOGIA

· Através da elaboração de um documento com os dados pessoais do aluno como: carteira de identidade ou carteira de saúde, etc...
· Desenho de uma árvore genealógica onde aparece: avós, tios, pais, primos e irmãos (individual para cada aluno)
· Pesquisar e consultar livros sobre as profissões e sobre quem é o profissional envolvido: o que ele faz? É perigoso? É importante? Etc...
· Comparação e explicação das fases da vida, como acontecem e quais as mudanças em meninos e meninas.
· Elaborar um jornal interno com curiosidades, fofocas e notícias, etc.
· Pesquisa com recortes, colagem e oralidade a respeito dos meios de comunicação e transportes existentes, qual sua utilidade e importância para o homem
· Confecção de um contrato didático com os direitos e deveres que cabem ao aluno
· Trabalhar com cartazes, recortes, colagem, painel, apresentação, músicas, enfeites e lembrancinhas sobre datas comemorativas.
· Através da oralidade trabalhar com os alunos os valores morais, o respeito e a boa educação (registro no caderno através de desenhos e recortes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário